O que é Ciência?

Atualizado: 18 de nov. de 2020

Aqui vem um pouco de história para nos situarmos na construção desse conceito e na relação do homem com o conhecimento ao longo de um trecho de nossa história.


O termo 'ciência' vem do Latim 'scientia.ae' e significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Trata-se de um esforço de aumentar o conhecimento humano acerca do Universo e de si mesmo.


Historicamente em diversas culturas a 'ciência' sempre englobou todos os campos da experimentação humana, desde a experiência mais concreta até a mais transcendente. Isso vale tanto para a Grécia, como Egito e culturas orientais. As medicinas chinesa e ayurvedica, super atuais e usadas nos dias de hoje são dois exemplos disso.


Foi a partir do Renascimento que surgiu a necessidade da cisão entre ciência e religião afim de permitir a liberdade para se produzir conhecimento livre da repressão da Igreja Católica, delimitando a matéria como campo da ciência e o transcendente como objeto da religião.


Infelizmente a maior parte do conhecimento produzido até então havia sido destruído por imperadores católico-romanos, afim de afirmar a verdade da igreja como única verdade.


O primeiro a delimitar o método científico como conhecemos hoje foi Francis Bacon no séc. XVII. Contudo os pressupostos de Bacon se mostraram impossíveis de se alcançar (observação neutra, mente limpa de conjecturas, não ter um objetivo que não a observação pura). E essa proposta de método científico então já foi reformulada e discutida muitas vezes no campo da filosofia da ciência, sendo os teóricos mais proeminentes Karl Popper e Imre Lakatos.


Contudo muitas descobertas científicas recentes parecem levar a humanidade a essa reintegração novamente, entre o imanente e o transcendente. Vamos observar e sentir.


#espiritualidadeeciência #mudançadeparadigma #paz #mudançaplanetária #transformação #evoluçãodoconhecimento


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo